O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), atingiu o rosto do candidato, Francinaldo Leão (PSOL), durante um debate em uma emissora de televisão entre os postulantes à Prefeitura de Teresina, na noite de quinta-feira (8). Dr. Pessoa deu uma “cabeçada” no adversário.
O fato aconteceu durante o terceiro bloco do programa com tema livre. Os candidatos ficam posicionados frente a frente durante a discussão dos temas.
O primeiro sorteado foi Francinaldo Leão, que escolheu o prefeito Dr. Pessoa para responder sua pergunta. O candidato do PSOL abordou a temática da saúde e questionou a demora na realização de consultas e exames.
Durante a resposta, Dr. Pessoa justificou que Teresina depende de repasses federais para suprir a demanda do setor, defendendo a divisão da responsabilidade entre Estado e Município.
Após a resposta, os dois candidatos reduziram a distância entre si e Dr. Pessoa tocou com a cabeça no rosto de Francinaldo Leão. Um segurança interviu no desentendimento entre os dois candidatos. A direção do debate decidiu recompor o tempo de Francinaldo Leão.
O QUE DIZ O PSOL
Em postagem nas redes sociais, Francinaldo Leão relatou que a agressão aconteceu após questionar Dr. Pessoa sobre o “abandono da Saúde Pública de Teresina”.
“Fui agredido pelo atual gestor de Teresina com uma cabeçada. Fui atacado por defender os direitos da nossa periferia, por dar voz a quem muitas vezes é silenciado. Mas saibam de uma coisa: não vão me calar! Apesar do descontrole do Prefeito, minha luta seguirá para que cada cidadão seja ouvido e tenha seus direitos sociais respeitados”, destacou na postagem.
Durante a madrugada desta sexta-feira (9), o Francinaldo Leão registrou um boletim de ocorrência na 12ª Delegacia Seccional de Teresina. Segundo Leão em relato à Polícia Civil, a “cabeçada” atingiu o nariz e a testa.
O QUE DIZ DR. PESSOA
Logo após a transmissão, Dr. Pessoa usou as redes sociais para pedir desculpas aos teresinenses pelo “incidente do debate”, como classificou a ocorrência. Sobre a situação, ele pontuou que “durante todo o debate Francinaldo se dirigia ao Dr. Pessoa, um homem de 77 anos, com agressividade”.