O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalizou a análise dos registros de candidatura para as Eleições Municipais de 2024 no município de Pimenteiras–PI. Ao todo, 45 candidaturas foram deferidas, confirmando a regularidade das campanhas eleitorais na cidade. O pleito está marcado para o dia 6 de outubro.
Representando a situação, a coligação "Compromisso com Pimenteiras, lealdade com nossa gente" apresenta Lúcia Lacerda (PSD) como candidata a prefeita e Zé Ota (PSD) como candidato a vice-prefeito. A coligação é formada pelos partidos Republicanos, PP, PDT e PSD.
Além dos candidatos majoritários, todos os 28 postulantes ao cargo de vereador pelo grupo situacionista tiveram suas candidaturas aprovadas pelo TSE. Os candidatos são: Adilson Lopes, Adriana Leite, Aline Diane, Amysthanio, Claudiana do Pretinho, Cristiana Oiô, Dedé Juriti, Dra. Carina Lima Verde, Edson Araújo, Filho Gomes, Francieuda Gomes, Francineide do Ademar, Guilherme Amorim, Iones Rosa, Irmão Bernardo, Janaína Lacerda, Jessé Pereira, Joaquim Lopes, José Carvalho, Leandrinho, Louro Rodrigues, Luís Mendes, Luís Paulo do Posto, Luziana Carvalho, Maria Adelicia, Natália Martins, Osvaldo Manu e Patrício Rolim.
Na oposição, a coligação "Pimenteiras, uma nova história, um novo tempo" tem Tony Feitosa (PT) como candidato a prefeito e Gean Lucas (PT) como candidato a vice-prefeito. Este grupo é composto pelos partidos MDB e pela Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV).
Além da aprovação das candidaturas majoritárias, o TSE também deferiu as candidaturas dos 13 candidatos a vereador da oposição. São eles: Alessandro Feitosa, Aneziano Sousa, Davilan Dantas, Deiana Maia, Dra. Carla Santos, Elane do Zelito, Izac Neto, Jander Nogueira, Louro dos Colchões, Maria Alencar, Maria Saraiva, Maury Fernandes e Noeme Moura.
Dos 42 registros de candidatura ao cargo de vereador em Pimenteiras, 41 foram deferidos. O único candidato considerado inapto foi Raimundo da Pereira, por renunciar à disputa.
O TSE também ratificou a legitimidade das coligações e dos partidos envolvidos no pleito. Com todas as candidaturas aprovadas, a corrida eleitoral em Pimenteiras já está oficialmente em andamento, e a expectativa é de uma disputa acirrada no próximo mês de outubro.