O Tribunal de Contas do Estado lançou um relatório sobre a situação dos portais da transparência das prefeituras e câmaras municipais piauienses. Em relação aos executivos, a média atingiu o nível básico, em 44,88%. Das 224 cidades, nove tiveram transparência inexistente e apenas uma foi enquadrada em nível elevado. As demais prefeituras foram enquadradas nos níveis inicial, básico e intermediário.
O levantamento não deve acarretar determinações e responsabilização de gestores, mas os resultados são públicos e devem ajudar a população a avaliar o grau de transparência das instituições municipais. No entanto, o TCE afirma que caso haja informações que demonstram irregularidades, há possibilidade de processos com base nos dados apurados.
Em relação às Câmaras Municipais, a média das pontuações obtidas foi de 34,29%. Dos 224 municípios, 14 foram enquadrados em nível inexistente e 35 registraram queda no índice de transparência em relação ao ano anterior. Com isso, o nível geral de transparência em entes municipais (prefeituras e câmaras) atingiu o percentual de 39,59%.
*Com informações do Portal O DIA