O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, disse, nesta sexta-feira, 27, em Teresina (PI), que vai propor limitar a zero, os gastos dos beneficiários do Bolsa Família, com jogos online. “Nós estamos alinhando essas e outras medidas para apresentar ao presidente Lula”, disse o ministro.
O bloqueio dos gastos seria feito por meio do CPF do usuário, que em caso de persistência seria substituído por outro membro da família. Outra medida seria oferecer acompanhamento psicológico para possíveis viciados nos jogos.
O Ministério do Desenvolvimento Social criou um grupo de trabalho para analisar as medidas. Na próxima semana, em Brasília(DF), devem se reunir integrantes dos ministérios da Fazenda, Saúde e Desenvolvimento Social para discutir as medidas. Em seguida, as propostas serão apresentadas ao presidente Lula, que tomará a decisão final.
Segundo o Banco Central, apenas em agosto de 2024, cinco milhões de beneficiários do Bolsa Família gastaram R$ 3 bilhões em plataformas digitais de apostas.