A Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão, na sexta-feira (27), durante a Operação Karma, que investiga um esquema de funcionários fantasmas no interior do Piauí. A matéria foi reproduzida do Portal ClubeNews.
Professores e servidores comissionados estariam desviando verbas dos fundos de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef) e de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).
Segundo a PF, os investigados recebiam salários sem cumprir a carga horária estabelecida ou sem sequer prestar serviços, configurando a prática de “funcionários fantasmas”.
As investigações apontaram que, além de não exercerem suas funções, alguns servidores devolviam parte de sua remuneração ao responsável por suas nomeações.
Conforme a PF, “a ação visa quantificar os valores desviados e identificar a participação de outros envolvidos no esquema”.
Os investigados podem responder pelo crime de concussão, que consiste em exigir vantagem indevida em razão do cargo ocupado.
Para mais informações, acesse portalclubenews.com ou ainda www.gov.br/pf