No último domingo, 6 de outubro, Pimenteiras (PI) fez história ao eleger, pela primeira vez, cinco mulheres para o legislativo municipal, garantindo a elas cinco dos nove assentos da Câmara. O feito inédito é visto como um avanço significativo na representação feminina na política pimenteirense.
As eleitas são: Janaína Lacerda (PSD), Elane do Zelito (PT), Francineide do Ademar (PSD), Noeme Moura (PT) e Claudiana do Pretinho (PSD). Esse resultado supera a atual legislatura, que conta com quatro vereadoras. Em 2020, Janaína Lacerda, Francineide do Ademar e Aldeide Nogueira foram eleitas diretamente, enquanto Carla Santos assumiu o cargo posteriormente, após a morte do vereador Edvar Araújo.
Historicamente, a representação feminina na Câmara Municipal de Pimenteiras foi pouco valorizada. Antes de 2020, as mulheres que ocuparam cadeiras no legislativo foram Marica de Zé Barbosa, Noeme Moura, Edna Nogueira e Rosália Matias. Apenas entre 2000 e 2004, duas mulheres, Noeme e Edna, haviam sido eleitas para o mesmo quadriênio.
Além das cinco vereadoras, as eleições de 2024 também resultaram na eleição de quatro homens: Filho Gomes (PSD), Davilan Dantas (MDB), Dedé Juriti (PSD) e Osvaldo Manu (PDT). Com essa nova composição, Pimenteiras inicia um novo capítulo em sua história política, que se reflete como uma conquista pela igualdade de gênero na representação legislativa.
Confira o ranking dos vereadores e vereadoras eleitos para o quadriênio 2025-2028: