23°C 38°C
Pimenteiras, PI

Imepi apreende mais de 1600 pneus comercializados irregularmente em Picos

Os pneus apreendidos são “remoldados”, proibidos para comercialização em veículos de duas ou três rodas.

25/10/2024 às 12h31 Atualizada em 25/10/2024 às 15h25
Por: Redação Fonte: Governo do Piauí
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Foto: Divulgação/Governo do Piauí

Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam mais de 1600 pneus irregulares em uma loja de artigos automotivos e motopeças, na cidade de Picos. Os pneus apreendidos são do tipo "remoldado", que foram reformados, proibidos para comercialização em veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotores.

O material foi retirado de circulação, nessa quinta-feira (24), por não atender as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e ao Código de Trânsito Brasileiro. Os pneus foram descarregados no depósito do Imepi, em Teresina, nesta sexta-feira (25).

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, além do prejuízo financeiro para o consumidor, um pneu irregular pode gerar um grave acidente de trânsito.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí

"Durante uma fiscalização de rotina na região centro-sul do Piauí, nossa equipe de fiscais dos setores da Qualidade e Metrologia identificaram uma grande quantidade de pneus remoldados de forma grosseira sendo comercializados ilegalmente. Os pneus estavam abaixo do preço de mercado e sendo vendidos de maneira ilegal, o que pode ocasionar um acidente com vitimas fatais", explica.

A multa para esse tipo de infração pode chegar até R$ 1,5 milhão, a depender do grau, reincidência e porte da empresa. Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.

Foto: Divulgação/Governo do Piauí

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lenium - Criar site de notícias