A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) lançou, na última quinta-feira (31), sua pré-candidatura à presidência do Senado Federal. O partido de Eliziane, que atualmente comanda a Casa Alta na figura de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Para o Poder360, a senadora disse que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre sua pretensão de disputar o cargo. “O presidente Lula recebeu muito bem a notícia e disse que deseja sucesso na minha caminhada. Mas é claro que não se envolverá na disputa”, afirmou Eliziane.
O PSD é o partido com maior bancada no Senado, com 15 parlamentares ocupando as cadeiras da Casa. A cúpula da sigla deve se reunir no dia 12 de novembro para discutir qual rumo irá tomar na disputa.
Caso confirme sua candidatura, Eliziane irá enfrentar Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), favorito na disputa. Alcolumbre já tem o apoio do, PL, PP, PSB e PDT – além de claro, do União Brasil. Os partidos que apoiam o senador somam, juntos, 35 senadores. Para ser o próximo presidente do Senado, o parlamentar que disputar precisa da maioria dos votos – 41, já que a Casa é composta por 81 senadores e senadoras.
A eleição para decidir o próximo presidente do Senado está marcada para acontecer em fevereiro do próximo ano. Vale lembrar que o voto é secreto e individual, logo, o apoio de uma sigla, a qualquer que seja o candidato, não significa que a adesão dos parlamentares será integral.
Para mais informações, acesse ohoje.com