O Instituto Federal do Piauí (IFPI) abriu inscrições para o vestibular 2025, que visa preencher 4.150 vagas em 83 cursos na modalidade a distância (EaD) pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O período de inscrições começa nesta quarta-feira (6) e segue até 1º de dezembro, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site do processo seletivo do IFPI. O processo seletivo será realizado em uma única etapa, com a avaliação dos candidatos por meio de prova de redação na modalidade carta de intenção.
Confira o edital (aqui)
O processo seletivo do IFPI oferece cursos de licenciatura e tecnologia, distribuídos em 83 cursos e polos em 41 municípios piauienses. Estão inclusos cursos como Licenciatura em Letras e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, com duração de dois a quatro anos. Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou estar em vias de concluir até o final de 2024 para se inscreverem.
A taxa de inscrição é de R$ 40,00, mas candidatos que atendam aos critérios socioeconômicos podem solicitar isenção entre 6 e 17 de novembro. A seleção ocorre por meio de uma prova de redação, que será realizada em 12 de janeiro de 2025. O IFPI reservou 50% das vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, além de 5% para pessoas com deficiência. Cada curso tem critérios específicos, como a necessidade de realizar a prova no polo escolhido.
A prova de redação é classificatória e consiste em uma carta de intenção, avaliada com base em critérios de coesão, coerência e clareza textual. Para ser aprovado, o candidato deve obter no mínimo cinco pontos na redação. As provas serão aplicadas nos municípios onde os polos estão localizados. Após o resultado preliminar, candidatos podem apresentar recursos. A classificação final será publicada em 31 de janeiro de 2025.