Durante a última Sessão Ordinária da atual legislatura, realizada nesta segunda-feira (16.dez), o presidente da Câmara Municipal de Pimenteiras, Zé Ota (PSD), abordou a decisão do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que determinou o bloqueio das contas bancárias da Casa. A decisão, publicada no Diário Oficial na última sexta-feira (13), também inclui outras quatro câmaras municipais e 12 prefeituras do estado.
Conforme o TCE-PI, o bloqueio das contas ocorre devido a não apresentação de documentos e informações relacionadas à prestação de contas do exercício financeiro de 2024. A medida permanecerá vigente até que os gestores regularizem a situação, apresentando a documentação exigida.
Em sua fala, Zé Ota afirmou não haver irregularidades nas contas da Câmara de Pimenteiras. Segundo ele, o pedido de bloqueio foi motivado por um pagamento ao INSS que não foi identificado no sistema do TCE-PI, embora o valor já tenha sido quitado. Os documentos comprobatórios estão sob a responsabilidade do setor contábil da Casa, segundo o gestor.
MATÉRIA RELACIONADA: Pimenteiras na lista: TCE-PI determina bloqueio de contas da Câmara Municipal
O presidente informou ainda que o contador da Câmara esteve no TCE nesta segunda-feira para apresentar a documentação necessária e buscar a regularização do caso. “Lógico que a gente trabalha com pessoas e, às vezes, as pessoas erram. Os documentos estão na mão do contador, só pediram para bloquear. Pediram, nada bloqueado”, declarou Zé Ota.
VEJA A FALA DO PRESIDENTE