Durante uma fiscalização na madrugada de segunda-feira (23/12), na BR-316, em Teresina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro de 47 anos dirigindo há mais de 48 horas sem descanso. A abordagem foi realizada no âmbito da operação Rodovida, e o motorista foi autuado por descumprir a Lei nº 13.103/2015, que exige um intervalo mínimo de 8 horas de descanso ininterruptas nas últimas 24 horas.
A irregularidade foi constatada através do disco do tacógrafo, equipamento que registra o tempo de direção e paradas do veículo. Além disso, o caminhoneiro foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou 0,10 mg/l de álcool no ar expelido, configurando infração gravíssima. Ele foi multado em R$ 2.934,70, recebeu 7 pontos na carteira, teve a CNH suspensa por 12 meses e foi obrigado a cumprir o descanso obrigatório de 11 horas.
A PRF destacou que o uso de substâncias como anfetaminas, conhecidas como “rebites”, é um fator de risco recorrente entre motoristas. Somente em 2024, foram apreendidas 5.485 unidades desse tipo de medicamento no Piauí, representando um aumento de 36,71% em relação ao ano anterior. A prática, além de ilegal, pode causar graves acidentes devido ao efeito rebote, que leva à perda súbita de atenção e ao risco de “apagões” ao volante.