A família da senhora Maria Zilda da Conceição, residente na cidade de Campos Sales, no Ceará, está à procura de parentes na região do Vale do Sambito. Segundo os familiares, Maria Zilda foi levada da região na década de 1940 por um homem chamado Zé Bezerra, morador do município de Pio IX, no Piauí. Dona Maria Zilda faleceu em 13 de setembro de 2019, aos 89 anos, e tinha como grande sonho reencontrar seus parentes. As informações foram repassadas ao Sambito News por sua neta, Yara Alencar, que entrou em contato pelo perfil do portal no Instagram.
De acordo com o registro de casamento de Maria Zilda (veja abaixo), ela nasceu no dia 20 de abril de 1930, em uma localidade denominada Sambito, no município de Valença do Piauí. Era filha de Cícero Alves de Sousa e Maria Ananias da Conceição.
Segundo Yara, sua avó relatava que foi levada de seus pais no início da década de 1940, quando tinha cerca de 10 anos. Maria Zilda contava que, pelo que conseguia lembrar, seus pais a doaram porque não tinham condições de criá-la.
Informações sobre o nascimento de dona Maria Zilda — arquivo da família
“Todo dia ela falava que ainda ia encontrar a família dela. Porém, morreu sem realizar esse sonho. Eu prometi que buscaria um meio de, algum dia, encontrar alguém que possa lembrar dessa história. Quem sabe possamos reencontrar nossos parentes na região do Sambito”, afirmou Yara Alencar.
A neta também conta que Maria Zilda nunca conseguiu rever sua família porque o homem que a levou nunca permitiu que voltasse a sua terra natal. Depois de adulta, ela se casou e teve filhos, mas com o passar dos anos, tornou-se cada vez mais difícil encontrar pistas sobre seus parentes.
Dona Maria Zilda e parte de sua família — Foto: arquivo da família
Desde o falecimento da avó, Yara tem buscado maneiras de localizar algum familiar. Após várias tentativas frustradas, encontrou a página do Sambito News no Instagram e decidiu compartilhar sua história.
Ao conversarmos com a família, destacamos a dificuldade de encontrar parentes após tantos anos, considerando que Maria Zilda foi levada da região de Valença há aproximadamente 85 anos. No entanto, nos sensibilizamos com a história e a compartilhamos aqui, na esperança de que algum parente (irmão, primo, sobrinho) possa lembrar do caso e ajudar a reuni-los.
Na década de 1940, o território de Valença do Piauí abrangia os atuais municípios de Pimenteiras, Lagoa do Sítio e Aroazes. Portanto, é possível que familiares de Maria Zilda ainda residam em um desses municípios. Seu registro de casamento indica que nasceu no Sambito, o que pode se referir à localidade Sambito ou à região da Lagoa do Sambito, em Pimenteiras, à localidade Sambito, em Aroazes, ou à localidade São José do Sambito (Pinicada), em Lagoa do Sítio.
Caso alguém da região reconheça essa história e identifique-se como parente de Maria Zilda, o Sambito News se coloca à disposição para intermediar o contato com sua família em Campos Sales. Será uma grande alegria ver um final feliz para essa emocionante história.
Fotos da família de Dona Maria Zilda em Campos Sales (CE):