No último fim de semana, as redes sociais de Pimenteiras-PI e da região do Vale do Sambito foram tomadas por diversas discussões em torno da circulação de um flyer (“cartaz” digital) anunciando a tradicional Vaquejada do Parque Pantanal para o mês de julho. O material trazia a logomarca oficial da gestão municipal e da Secretaria de Governo.
A Vaquejada do Pantanal é um evento promovido pela prefeitura municipal que chega à sua 41ª edição em 2025 e, desde o início, ocorre paralelamente aos festejos de São João Batista, padroeiro do município, sempre no mês de junho. O evento se consolidou como o maior da cidade, carregando um forte valor histórico, cultural e econômico. Qualquer mudança na sua realização poderia representar, segundo a opinião pública, um atentado contra a identidade histórica de Pimenteiras.
Apesar da ampla circulação do flyer, a Prefeitura de Pimenteiras não publicou, até o momento, nenhuma informação oficial confirmando ou desmentindo a possível alteração. O silêncio da administração municipal levantou especulações sobre a veracidade do anúncio. Muitos acreditam ser um teste para medir a reação da população; outros consideram que, de fato, a mudança está em curso.
A repercussão, no entanto, foi imediata. A maioria das manifestações nas redes sociais se mostrou contrária à mudança, apontando os impactos negativos que a alteração poderia trazer. Além do aspecto cultural, há ainda um fator legal: a Lei Municipal n.º 627/2022, de autoria do então vereador Gean Lucas, que declara como Patrimônio Imaterial do município o festejo religioso de São João Batista e a Vaquejada do Parque Pantanal, determina que a vaquejada deve ocorrer no mês de junho, em paralelo com os festejos do padroeiro. Qualquer tentativa de modificação, portanto, poderia entrar em conflito com a legislação vigente.
Reprodução/redes sociais
Sobre a questão, o vereador Davilan Dantas (MDB) se manifestou durante o grande expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal de Pimenteiras nesta segunda-feira (24.fev). O parlamentar questionou a ação e fez menção da lei vigente que trata da realização da vaquejada.
A prefeitura de Pimenteiras ainda não se manifestou oficialmente sobre a possível mudança e os debates em torno dela. Logo que houver alguma atualização a respeito, traremos aqui no portal para atualizar à nossa audiência.