Por volta do meio-dia desta quinta-feira (27.fev), uma imagem começou a circular nos grupos de WhatsApp de Pimenteiras-PI, trazendo um elemento político que surpreendeu muita gente. O suplente de vereador Aneziano Sousa (PT), que foi candidato pelo grupo de oposição em 2024, apareceu ao lado da prefeita Lúcia Lacerda (PSD), dos ex-prefeitos Chico Bezerra e Venício do Ó, do vereador e presidente da Câmara, Filho Gomes, e do ex-vice-prefeito e atual secretário de Desenvolvimento Rural, Rogério Caetano.
A adesão de Aneziano ao grupo governista tem um peso simbólico e estratégico. Durante a campanha, ele foi um dos principais aliados de Tony Feitosa, candidato da oposição, e fez dura crítica ao grupo de Lúcia Lacerda, Venício do Ó, Filho Gomes e Rogério Caetano, especialmente no povoado Curral de Pedras. Agora, pouco mais de um mês após a posse da prefeita reeleita, o suplente de vereador deve oficializar sua adesão ao governo municipal nas próximas horas.
Não há dúvidas de que o movimento tem impacto imediato no tabuleiro político local. Se para alguns é cedo demais para falar das eleições de 2028, é bom lembrar que 2026 está logo ali, e o grupo de Lúcia Lacerda e Venício do Ó já dá sinais de que quer se fortalecer em Curral de Pedras. Isso porque, em 2024, apesar de vencer as eleições, o grupo governista teve seu pior desempenho na localidade desde que está no poder.
Foto: divulgação
Mas a grande questão é: o eleitor que confiou em Aneziano como oposição, como uma alternativa ao atual grupo político, vai acompanhá-lo nessa mudança? Ou verá a adesão como um movimento estritamente pessoal, sem representação coletiva? Essa é a interrogação que paira no ar e que só o tempo poderá responder.