20°C 36°C
Pimenteiras, PI
Publicidade

Criminosos invadem e apagam celulares para aplicar fraudes em município do Piauí

Os criminosos se passam por compradores e convencem as vítimas a compartilhar um “código de verificação”.

Por: Redação Fonte: 180graus
02/04/2025 às 12h00
Criminosos invadem e apagam celulares para aplicar fraudes em município do Piauí
Crédito da imagem: reprodução/Pixabay

Moradores de Oeiras estão sendo alvo de um golpe virtual sofisticado, iniciado em plataformas de compra e venda como a OLX. Os criminosos se passam por compradores e convencem as vítimas a compartilhar um “código de verificação”, que, na verdade, permite o acesso ao e-mail da pessoa. Com esse controle, os golpistas conseguem apagar remotamente celulares, invadir redes sociais e realizar transações bancárias indevidas, causando prejuízos financeiros e a perda de dados pessoais e profissionais. Com informações do Mural da Vila.

Entre os dias 31 de março e 1º de abril, mais de 20 pessoas procuraram a JN Telecom relatando casos semelhantes. Segundo Erenito Júnior, técnico em TI e segurança digital, o golpe é altamente danoso, pois, além de esvaziar contas bancárias, pode levar à perda total de arquivos armazenados no celular. Ele alerta que os criminosos utilizam essas informações para pedir dinheiro a contatos, se passar por prestadores de serviço e aplicar novas fraudes.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para se proteger, especialistas recomendam nunca compartilhar códigos recebidos por e-mail ou SMS, ativar a verificação em duas etapas em todas as contas e desconfiar de solicitações inesperadas de confirmação de código. Quem já foi vítima do golpe deve buscar suporte técnico imediatamente e denunciar o crime às autoridades. Diante do aumento dos casos, Erenito Júnior divulgou um vídeo em suas redes sociais com orientações sobre segurança digital para alertar a população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.