O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta segunda-feira (19.mai), a situação de emergência em Pimenteiras e outros 125 municípios piauienses afetados pela seca. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Confira mais detalhes e todos os municípios abaixo.
Com o reconhecimento, os municípios estão autorizados a solicitar recursos federais para ações de defesa civil. Entre as medidas que podem ser financiadas estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.
A seca é caracterizada por um período prolongado de ausência de chuvas e, segundo o MIDR, provoca impactos significativos em diversas regiões do estado. No total, o Piauí possui atualmente 208 reconhecimentos federais vigentes relacionados a desastres: 193 por seca, 12 por estiagem e três por chuvas intensas.
A solicitação de recursos deve ser feita pelas prefeituras por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Os planos de trabalho enviados são avaliados tecnicamente pela Defesa Civil Nacional, e, após aprovação, uma portaria define os valores a serem liberados.
*Com informações do MIDR