22°C 35°C
Pimenteiras, PI
Publicidade

Prefeita de Pimenteiras sanciona lei que garante atendimento prioritário a pessoas com autismo

Nova legislação municipal reforça direitos já previstos em normas estaduais e federais, promovendo inclusão e acessibilidade.

Por: Redação Fonte: Sambito News
23/05/2025 às 17h57 Atualizada em 23/05/2025 às 18h47
Prefeita de Pimenteiras sanciona lei que garante atendimento prioritário a pessoas com autismo
Crédito da imagem: reprodução

A prefeita de Pimenteiras (PI), Maria Lúcia de Lacerda (PSD), sancionou a Lei n.º 663/2025, de autoria dos vereadores Filho Gomes (PSD) (presidente da Câmara) e Francineide Pimentel (PSD), publicada no Diário Oficial das Prefeituras Piauienses nesta sexta-feira, 23 de maio de 2025. A norma estabelece prioridade no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estabelecimentos públicos e privados do município.

A legislação determina que locais como supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, lojas comerciais, instituições de ensino e postos de saúde devem oferecer atendimento preferencial a pessoas com TEA. Além disso, esses estabelecimentos deverão afixar o símbolo mundial da conscientização do autismo nas placas de atendimento prioritário e nas vagas preferenciais de estacionamento.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para comprovar o direito ao atendimento prioritário, o poder público municipal fornecerá uma carteira de identificação específica às pessoas com autismo. A fiscalização do cumprimento da lei ficará a cargo do Poder Executivo, que também será responsável por regulamentar e aplicar sanções em casos de descumprimento.

LEIA O TEXTO DA LEI

Alinhamento com legislações estadual e federal

A iniciativa de Pimenteiras está em consonância com legislações já existentes em âmbito estadual e federal. No Piauí, a Lei Estadual n.º 7.746/2022 institui a Política de Atendimento Integrado à Pessoa Autista, garantindo atendimento prioritário nos serviços de saúde, educação e assistência social. Além disso, a Lei Estadual n.º 7.246/2019 criou a Carteira de Identificação do Autista (CIA), facilitando o acesso a direitos e serviços para essa população.

Em nível nacional, a legislação mais recente que assegura atendimento prioritário a pessoas com TEA é a Lei n.º 14.626/2023, sancionada em 19 de julho de 2023. Ela estende esse direito também a pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue. O atendimento prioritário deve ser garantido em diversos estabelecimentos, como bancos, hospitais, órgãos públicos, rodoviárias e agências dos Correios.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Pimenteiras - PI
Pimenteiras - PI
Pimenteiras foi fundada em 1865 e se tornou oficialmente um município em 1954, desmembrando-se de Valença do Piauí, com a instalação em 25 de julho. O primeiro prefeito interino foi Pedro Nogueira Pereira, seguido pelo primeiro prefeito eleito, Zacarias de Souza Filho. O nome "Pimenteiras" possivelmente se origina de uma tribo indígena local.
Ver notícias
Pimenteiras, PI
35°
Parcialmente nublado
Mín. 22° Máx. 35°
34° Sensação
3.31 km/h Vento
25% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
05h53 Nascer do sol
05h53 Pôr do sol
Quarta
31° 21°
Quinta
32° 20°
Sexta
32° 20°
Sábado
31° 21°
Domingo
34° 21°
Publicidade
Publicidade
Publicidade