A presença de uma onça-preta foi registrada no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. O flagrante é inédito na região e foi divulgado nesta segunda-feira (2), em alusão à Semana do Meio Ambiente e ao aniversário de 46 anos de criação do parque.
De acordo com Marian Rodrigues, chefe da unidade de conservação no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o animal é uma onça-pintada com uma condição genética rara chamada melanismo.
O registro foi feito no fim de 2024, mas só agora veio a público como parte das ações de valorização da biodiversidade do parque.
Onça-preta flagrada (Foto: Divulgação/Parque Nacional da Serra da Capivara)
As onças com pelagem preta são popularmente chamadas de “panteras-negras”, mas pertencem à mesma espécie das onças-pintadas comuns. Segundo o biólogo Eduardo Fragoso, coordenador científico do projeto Onçafari, o melanismo é causado por uma mutação que aumenta a produção de melanina — proteína que dá coloração escura à pele e pelos.
“A pelagem escura não significa ausência de pintas. Em muitos casos, elas continuam presentes, mas camufladas sob a coloração preta do corpo”, explicou ao g1.
Em 2010, um levantamento estimava cerca de 20 onças-pintadas vivendo no Parque Nacional da Serra da Capivara. No entanto, esse número deverá ser atualizado com base em novos estudos e dados de campo.
Outro flagrante inédito também chamou a atenção: no dia 6 de março, câmeras captaram imagens de uma fêmea de onça-pintada acompanhada de dois filhotes na mesma região. As fotos foram divulgadas neste domingo (1º).
Família de onças-pintadas é flagrada na Serra da Capivara (Foto: Divulgação/Parque Nacional da Serra da Capivara)