A prefeita de Pimenteiras, Lúcia Lacerda (PSD), usou as redes sociais neste fim de semana para alertar a população sobre os riscos e consequências da presença de animais soltos em vias públicas do município (Veja nota abaixo). A publicação destaca a parceria da gestão municipal com a Operação Porteira Fechada, iniciativa do Governo do Estado do Piauí voltada ao controle do tráfego de animais nas estradas e áreas urbanas.
“A Operação Porteira Fechada, do Governo do Estado do Piauí, também está sendo reforçada aqui em Pimenteiras! Soltar animal em via pública é crime e coloca em risco a segurança de todos”, afirmou a prefeita.
Na mensagem, Lúcia destacou o apoio da prefeitura à operação estadual e reiterou o compromisso da administração em garantir mais segurança no trânsito e fomentar o cuidado responsável com os animais.
“Estamos somando esforços com essa iniciativa estadual para garantir mais segurança no trânsito e promover o cuidado responsável com os animais. Como gestora, reforço: quem ama, cuida. Cuidar dos seus animais é um ato de responsabilidade e respeito com a vida”, pontuou.
A circulação de animais soltos em Pimenteiras, tanto no perímetro urbano quanto rural, é uma prática proibida desde a sanção da Lei Municipal nº 620/2021, em dezembro de 2021. A legislação estabelece normas para impedir a presença de animais soltos ou errantes nas vias públicas, com o objetivo de preservar a segurança viária e a integridade da população.
Apesar da legislação em vigor, ainda são frequentes os registros de animais de grande porte, como porcos, ovinos, caprinos, bovinos e equinos, transitando livremente pelas ruas e estradas da cidade. Além disso, moradores relatam aumento na quantidade de cães e gatos abandonados, especialmente nas imediações da Praça Leônidas Melo e do Centro Cultural.
Ver essa foto no Instagram