A comunidade escolar de Valença do Piauí está insatisfeita com a situação do prédio oficial da Escola Estadual Cônego Acylino. O edifício, localizado na Rua Eurípedes Martins, 486, no Centro da cidade, está interditado desde 2022 para reformas que, até o momento, não foram concluídas.
Fundada em 1939, a unidade é uma das mais tradicionais do município e tem forte valor histórico junto à comunidade valenciana. Desde o início das obras, as aulas estão sendo ministradas provisoriamente no antigo prédio da Escola Cinéas Veloso, que também abriga o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Vitória da Costa Lima.
Pais, alunos e demais membros da comunidade escolar relatam insatisfação com a demora na conclusão das obras, que são de responsabilidade do Governo do Estado. Além da reforma e adequação do prédio principal, o projeto inclui a construção de uma quadra poliesportiva.
Sem prazo definido para a entrega, a população tem cobrado respostas e mais agilidade na execução do serviço. Nas redes sociais, o grêmio estudantil da escola publicou uma nota direcionada às autoridades:
“Nota de Esclarecimento
Olha aí, senhores governantes! A situação da nossa escola. Estamos há quase três anos esperando essa reforma terminar — e nada. Queremos retornar!”
A publicação gerou uma enxurrada de comentários (veja abaixo), nos quais moradores criticaram a lentidão das obras e cobraram uma resposta imediata das autoridades responsáveis.
A reportagem do Sambito News procurou a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-PI), via perfil institucional no Instagram, para esclarecimentos sobre o andamento da obra e previsão de conclusão, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. O espaço fica aberto para futuros esclarecimentos.
Ver essa foto no Instagram