O senador Ciro Nogueira (Progressistas) protocolou, nesta terça-feira (17), requerimento na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) solicitando uma auditoria, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), para avaliar a regularidade do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água – conhecido como Programa Cisternas.
Segundo os dados, em 2023, cerca de 85% dos R$ 755,8 milhões repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foram destinados a mesma ONG, que possui vínculo partidário com autoridades do Governo Federal, a Associação Programa Um Milhão de Cisternas para o Semiárido (AP1MC).
“É preciso investigar o motivo desta concentração de recursos sobre uma única entidade, especialmente quando há suspeitas de vínculos partidários. O dinheiro público deve atender o povo brasileiro com equidade, e não ser utilizado como ferramenta de favorecimento político”, afirma o senador.