A Águas do Piauí informou que assumiu o serviço de água e esgoto em mais 64 municípios do estado. A expansão aconteceu após a Agespisa encerrar suas atividades no Piauí. De acordo com a concessionária, com a expansão, 2 milhões de piauienses passam a ser atendidos em 154 cidades.
Segundo a Águas do Piauí, a chegada da empresa nesses municípios já acontece com a execução de um pacote de ações emergenciais como substituição de equipamentos elétricos, limpeza e reativação de poços inativos. Caso necessário será realizada a perfuração de novos poços, instalação de bombas reservas e ampliação das redes de distribuição.
“Essas medidas são estratégicas para minimizar a falta de água e reduzir neste primeiro momento, o desconforto causado durante o período do B-R-O-Bró, quando o calor e o consumo de água aumentam significativamente”, explica a concessionária.
Com essa nova etapa, a Águas do Piauí avança para a parte final — Foto: Reprodução
A empresa afirma ainda que no primeiro ano de concessão planeja investir mais de R$ 1,1 bilhão em infraestrutura e modernização dos sistemas. As metas são: elevar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto dos atuais 17% para 90% até 2040, e alcançar 99% de abastecimento de água até 2033. Segundo a empresa, o projeto de concessão no Piauí é pioneiro, já que o contrato prevê que a empresa atenda também os aglomerados na zona rural, algo inédito no país.
Conforme o cronograma previsto em contrato, todos os municípios devem ser incorporados até o fim de julho de 2025.
Além dos canais digitais e atendimento 24h via telefone e WhatsApp (0800 223 2000), a empresa mantém pontos de atendimento e o seu programa “Afluentes”, voltado ao diálogo direto com lideranças locais — uma estratégia que reforça o compromisso com a escuta ativa e a construção conjunta de soluções.